HISTÓRIA DO ROTARY CLUB DE CUBATÃO-JARDIM CASQUEIRO
A fundação do Rotary Club de Cubatão Jardim Casqueiro nasceu de forma inusitada, durante um encontro descontraído da “Turma do Bacalhau” – um grupo de amigos que se reunia tradicionalmente nos aniversários dos integrantes, sendo o homenageado responsável por oferecer o prato típico. Em um desses encontros, realizado em agosto de 2000, o anfitrião, Dr. José Antônio dos Santos Júnior, ofereceu um churrasco em sua clínica no Jardim Casqueiro, e entre boas conversas e companheirismo, surgiu uma ideia que mudaria a história do Rotary em Cubatão.
Participaram desse encontro diversos profissionais, alguns já rotarianos e outros futuros companheiros: Abílio, Júnior (ortodontista), Ramon, Silvio (do RC Santos Porto), Miguel, Marcelo, José (pai do ortodontista Júnior), Caio e José Carlos. Entre conversas sobre Rotary, Maçonaria e Lions, surgiu a proposta de fundar um clube no bairro Jardim Casqueiro. A ideia era simples: se cada um dos nove presentes convidasse mais uma pessoa, já haveria número suficiente para iniciar um novo Rotary Club.
Dois dias após o encontro, veio a surpresa: o então governador do Distrito 4420, Henrique Camilo de Lellis (gestão 2000/2001), entrou em contato parabenizando pela iniciativa. Mesmo surpreso, o companheiro inicialmente tratou a ideia como uma brincadeira, mas o governador Lellis foi enfático: não aceitaria um “não” e se prontificou a oferecer total apoio à criação do novo clube.
Apesar das dúvidas iniciais e até de certo ceticismo por parte de outros rotarianos, o companheiro resolveu aceitar o desafio. Começou, então, a reunir nomes de profissionais e amigos com perfil rotariano. Em menos de um mês, sua lista ultrapassava 120 nomes. Em reunião com o presidente do Rotary Club de Cubatão na época, José Henrique Júnior, obteve apoio para apadrinhar o novo clube, desde que reunisse ao menos 25 interessados – conforme recomendação do Rotary International.
Com apoio do Esporte Clube Jardim Casqueiro, foi marcada a primeira reunião de apresentação, em setembro de 2000. O encontro contou com uma estrutura completa: mesa de presidência, sino, pavilhão nacional e o formato tradicional das reuniões rotárias. Embora nem todos os convidados comparecessem, muitos trouxeram amigos, o que reforçou o entusiasmo. Nesse evento, destacou-se o casal Tita e Cida, que tomou a iniciativa de organizar a segunda reunião no restaurante Kallabaris, marcando o início de uma sequência de encontros informativos.
Após diversas reuniões e atividades, em fevereiro de 2001 foi realizada a primeira festiva do futuro clube, um churrasco na barraca de praia do Saveiro Clube, com apoio do Rotary Club de Cubatão. Com todos os requisitos cumpridos — desde a lista de sócios, preenchimento dos formulários, definição do conselho diretor, local, dia e horário das reuniões — a solicitação foi enviada ao Rotary International.
Finalmente, em 11 de abril de 2001, o Rotary Club de Cubatão Jardim Casqueiro recebeu seu certificado de admissão, com a cerimônia de posse do primeiro conselho diretor realizada no Restaurante Kalabalis, apadrinhado pelo Rotary Club de Cubatão.
Companheiros Fundadores
-
Aparecida Rua de Sá Oliveira
-
Airton Celso de Camargo
-
Antonio Domingos Ramos
-
Alberto Francisco da Conceição
-
Carlos Roberto de Menezes
-
Carlos Oberto Pereira da Silva
-
Denise do Amaral
-
Derli José da Silva Garcia
-
Denilton A. dos Santos
-
Edna dos Santos
-
Gilberto Freitas da Silva
-
Gleair M. Jacques Sanches
-
José Ramon Lopez Vasquez
-
Jaime Teodoro de F. Filho
-
José Carlos de Lellis
-
José dos Santos Lopes
-
José Ferreira Campos Filho
-
Luciano Viana da Silva
-
Luciano Cezar Cardoso
-
Maria Helena de Sá Barbosa
-
Marcos André De França
-
Roberto Alvarez Câmara
-
Sérgio F. Freire
-
Valdir de C. Lemos
-
Wilma Aparecida Guimarães
-
Wilson Roberto Passos
Registramos com gratidão a colaboração das esposas e companheiras dos fundadores, cuja participação e apoio foram fundamentais desde os primeiros passos.
Presidentes do Rotary Club de Cubatão Jardim Casqueiro
Gestão 2000/01 – José Esvanildo de Oliveira - Presidente Estrela
Lema: “Criar Consciência, Ser Atuante”
Gestão 2001/02 - José Esvanildo de Oliveira – Presidente Águia Real
Lema: “A Humanidade é Nossa Missão”
Gestão 2002/03 – Luciano Viana – Presidente Semeador
Lema: “Plante Sementes de Amor”
Gestão 2003/04–Luciano Cesar Cardoso – Presidente Solidário
Lema: “Dê a Mão ao Próximo”
Gestão 2004/05 – Gilberto Freitas da Silva – Presidente Centenário
Lema: “Celebremos Rotary”
Gestão 2005/06 – Ademir Ribeiro – Presidente Líder no Servir
Lema: “Dar de Si Antes de Pensar em Si”
Gestão 2006/07 – Lusimar da Costa Lira – Presidente Líder pelo Exemplo
Lema: “Mostremos o Caminho”
Gestão 2007/08 – Marcos André de França – Presidente Realizador
Lema: “Rotary Compartilha”
Gestão 2008/09 – Célio da Silva Lacerda – Presidente Idealizador
Lema: “Realizemos os Sonhos”
Gestão 2009/10 – Alexandre Santos Cova – Presidente Construtor do Futuro
Lema: “O Futuro do Rotary Está Em Suas Mãos”
Gestão 2010/11 – Márcio Fernandes Neves – Presidente Inovador
Lema: “Fortalecer Comunidades e unir continentes”
Gestão 2011/12 – Luiz Carlos dos Santos – Presidente Agregador
Lema: “Conheça a si mesmo para envolver a humanidade”
Gestão 2012/13 – José Mauricio Vieira – Presidente da Paz
Lema: “A Paz através do servir”
Gestão 2013/14 – André Pereira – Presidente Transformador
Lema: “Viver Rotary transformar vidas”
Gestão 2014/15 – Márcio Fernandes Neves – Presidente Brilhante
Lema: “Faça o Rotary Brilhar”
Gestão 2015/16 – Norberto Pinho Braz – Presidente Presente
Lema: “Seja um presente para o mundo”
Gestão 2016/17 – Celso Fernandes de Andrade – Presidente Humanitário
Lema: “Rotary a serviço da Humanidade”
Gestão 2017/18 – Renèe Castro Fernandes – Presidente
Lema: “O Rotary faz a diferença”
Gestão 2018/19 – Thiago Rodrigues – Presidente Inspirador
Lema: “Seja a Inspiração”
Gestão 2019/20 – Thiago Rodrigues – Presidente Conectado
Lema: “O Rotary Conecta”
Gestão 2020/21 – Diego Gonçalves Menezes – Presidente Motivador
Lema: “O Rotary abre Oportunidades”
Gestão 2021/22 – Maria Angélica Santos Peralta – Presidente Transformadora
Lema: “Servir para transformar vidas”
Gestão 2022/23 – Carlos Augusto Peralta – Presidente Criativo
Lema: “Imagine o Rotary”
Gestão 2023/24 – Mary Inez Dias de Lima – Presidente da Esperança
Lema: “Crie esperança no mundo”
Gestão 2024/25 – Célia Maria de Azevedo – Presidente Irresistível
Lema: “A Magia do Rotary”
Realizações e Participações
Em seus primeiros anos, o clube já se destacava pela efetiva participação em programas rotários como Intercâmbio de Jovens, Intercâmbio de Grupos de Estudos (IGE), Projetos de Subsídio Equivalente, doações de Títulos Paul Harris e presença em todas as Assembleias e Conferências Distritais. Atuou ativamente no Distrito 4420 com representantes em diversas comissões, além de fornecer três governadores assistentes: Abílio, Tita e Célio Lacerda.
Um dos projetos permanentes mais notáveis é a Brinquedoteca instalada na UTI Infantil do Hospital de Cubatão, que continua beneficiando crianças e famílias da comunidade.
Reconhecimento
A fundação do Rotary Club de Cubatão Jardim Casqueiro só foi possível graças ao comprometimento de companheiros que acreditaram no potencial do bairro e no poder transformador do Rotary. Dentre os que se destacaram por sua dedicação e contribuição — inclusive financeira — estão:
-
Gov. Henrique Camilo de Lellis (2000/2001) – RC Santos
-
José Antônio dos Santos Júnior
-
José Ramon L. Vasquez
-
Sergio Balula – RC Cubatão
-
Antônio de Almeida – RC Cubatão
-
José Esvanildo de Oliveira – RC Cubatão Jardim Casqueiro
Graças a esse espírito rotário, o clube segue vivo, forte e atuante, plantando sementes que certamente germinarão por muitos anos. Que este relato permaneça registrado como memória e inspiração, lembrando a importância de valorizar nossas origens e histórias.
PAUL PERCY HARRIS,O FUNDADOR DO ROTARY INTERNATIONAL
Paul Percy Harris nasceu em 19 de abril de 1868 em Racine, Wisconsin, nos Estados Unidos, ao norte de Chicago. Foi o segundo dos 6 filhos de George N. Harris e Cornelia Bryan Harris. Por problemas financeiros, aos dois anos foi morar, juntamente com seu irmão Cecil, então com 5 anos, com seus avós paternos Howard e Pamela Harris, na cidade de Wallingford, no Estado de Vermont, nos Estados Unidos.
Foi aí que praticamente começou o direcionamento da vida de Paul Harris, como ele mesmo recorda em suas memórias "Meu Caminho para Rotary": “ Eu tive o privilégio de viver em um lar estável, onde não faltava nada e nada era excessivo; onde os ideais eram os mais elevados e a educação era o objetivo supremo.” Esta visão em direção à educação o levou às Universidades de Iowa, onde se formou advogado e obteve o título de doutor honorário na Universidade de Vermont.
Ao receber o seu diploma, Paul decidiu que passaria cinco anos conhecendo o mundo antes de se dedicar à sua nova profissão de advogado. Foi neste tempo que trabalhou como repórter de jornal, professor de economia, ator de teatro e cowboy. Fez também inúmeras viagens pelos Estados Unidos e Europa como representante de uma companhia de mármores e granitos.
Finalmente, em 1896 decidiu advogar em Chicago. O ambiente da cidade era difícil, com muita imoralidade, Incêndios fraudulentos, e falências, melhorando em 1900 com o fechamento das casas de jogos e tavernas, com a Promulgação da Lei Federal de Falências e a segregação da prostituição. Foi advogado durante 32 anos, membro do Colégio de Advogados do Estado de Illinois, do Colégio Americano de Advogados e Presidente da Comissão de Ética Profissional do Colégio de Advogados de Chicago.
Em um dia no outono de 1900, Paul P. Harris se encontrou com o advogado Bob Frank para jantar em um luxuoso bairro no norte de Chicago. Eles saíram para uma caminhada parando em algumas lojas no caminho. Harris ficou impressionado com a maneira como Frank tinha feito amizades com muitos dos vendedores.
Desde que se mudara para Chicago para abrir seu escritório de advocacia, Harris não havia encontrado a mesma Camaradagem que Frank tinha com seus colegas empresários, e naquele momento começou a pensar em como encontrar esse tipo de companheirismo que o lembrava da cidade em que ele havia crescido na Nova Inglaterra. Em 23 de fevereiro de 1905 Paul Harris, juntamente com outros três homens de negócios: Silvester Schiele, comerciante de carvão, Gustavus Loehr, engenheiro de minas e Hiram Shorey, alfaiate, reuniram-se no Edifício Unity, na N orth Deaborn Street, 127, 7º andar formando o primeiro clube. O primeiro Presidente foi Silvester Schiele. O clube recebeu o nome de “Rotary” devido ao fato de que seus sócios se reuniam em rodízio nos respectivos locais de trabalho, em um sistema de rodízio. Seu quadro associativo cresceu rapidamente. Em 1907 surgiu o primeiro projeto comunitário: a instalação do primeiro sanitário público da cidade de Chicago, localizado perto da Prefeitura.
Em 1910 foi realizada a primeira Convenção, congregando se os clubes na Associação Nacional de Rotary Clubs. Paul Harris foi eleito Presidente da Associação. Nessa Convenção, por proposição de Arthur Frederik Scheldon, professor de marketing, foi adotado o lema: “mais se beneficia quem melhor serve seus companheiros”. Paul conheceu a sua futura esposa Jean Thompson em 1910 durante um passeio organizado pelo Prairie Club of Chicago, um grupo de amadores de atividades ao ar livre que ele ajudou a formar. Paul e Jean casaram-se em julho Daquele mesmo ano e dois anos mais tarde Paul construiu uma casa com vista para o campo onde eles se encontra ram pela primeira vez. A casa recebeu o nome de Comely Bank, o mesmo nome da rua onde Jean morou em sua infância, em Edimburgo, na Escócia. Paul e Jean não tiveram filhos.
Na 2ª Convenção, em Portland, Oregon, no ano de 1911, Paulo foi reeleito, dedicando-se ao desenvolvimento e expansão. Aprovou-se a proposta de Benjamin Franklin Collins, adotando-se o lema: “Servir, porém não a si próprio. Somente 40 anos depois, na Convenção de 1950, em Detroit, Michigan, EUA, foram oficialmente designados os lemas: “Mais se beneficia quem melhor serve” e “Dar de si antes de pensar em si”. O primeiro Rotary Club fora dos Estados Unidos foi fundado em 1911 em Winnipeg, Manitoba, Canadá. Nesse ano Nasceu a “The National Rotarian” publicação precursora da revista "The Rotarian".
Na Convenção de Duluth, Minnesota, em 1912, o nome foi mudado para Associação Internacional de Rotary Clubes, e encurtado em1922 para Rotary International.
Os Harris viajaram pelo mundo promovendo Rotary, sempre reconhecido como personalidade mundial, destacada, tendo recebido inúmeras condecorações. No Brasil, em 1942, recebeu do Presidente Getúlio Vargas, a “Ordem do Cruzeiro do Sul.
Paul faleceu em Comely Bank em 27 de janeiro de 1947 com 79 anos e foi enterrado no cemitério Mount Hope, nos arredores de Blue Island, perto da sepultura de seu velho amigo Silvester Schiele. Após a morte de Paul, Jean retornou à Escócia, sua terra natal, onde faleceu em 1963, com 82 anos. Em "Meu Caminho para Rotary", Paul atribui os valores nele incutidos por seus avós e vizinhos, a base que o levou à concepção de Rotary:
O Rotary nasceu do espírito de tolerância, boa fé e serviço, qualidades Características de meus familiares e companheiros de infância na Nova Inglaterra. Tenho tentado transmitir minha fé nesses valores a outros Seres humanos, com a mesma intensidade com que ela brilha dentro de mim”.